2020

Inscrições para Vestibular de Licenciatura em Letras-Libras abrem na próxima segunda

Atualizada: 01/10/2020
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet e os candidatos deverão, obrigatoriamente, usar máscara de proteção durante as provas

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) abrirá, na próxima segunda-feira (21/09), as inscrições para o Vestibular 2021 do curso de Letras-Libras – Licenciatura. Oferecida na modalidade a distância, a graduação é gratuita, destinada prioritariamente a pessoas surdas e, havendo vagas remanescentes, a oferta se dará conforme disposição da Lei n.º 12.711/2012.

As inscrições poderão ser realizadas de 21 de setembro a 20 de novembro de 2020, exclusivamente pela internet, mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00. Os candidatos que não puderem pagar a taxa deverão solicitar a isenção pela Área Restrita, até 23 de outubro, e enviar os documentos exigidos descritos no edital de abertura. A realização das provas está prevista para o dia 07 de fevereiro de 2021.

Ao todo, serão ofertadas 30 vagas. Como afirmado, essas vagas são prioritárias para surdos. As vagas remanescentes serão distribuídas aos demais candidatos por dois sistemas de ingresso: ampla concorrência e reserva de vagas. Podem concorrer às vagas reservadas os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com recorte sobre a renda familiar per capta e cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência, nos termos da Lei n.º 12.711/2012.

Os candidatos surdos que concorrerem às vagas prioritárias deverão comprovar sua condição de surdez, no ato da matrícula, por meio da apresentação de laudo médico com o resultado do exame de audiometria, emitido a partir de 2020. Aqueles que precisarem de atendimento acessível em Libras com intérprete devem entrar em contato pelo e-mail secaf.ead@ufgd.edu.br, e as dúvidas serão esclarecidas por vídeo.

Confira o edital completo, onde constam todas as informações sobre o Vestibular Letras-Libras – Licenciatura em: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/LETRAS-LIBRAS-EAD-LICENCIATURA/PSVLetras-Libras%20-%202021%20/Edital_de_Abertura_CCS_07_PSV_LetrasLibras_Licenciatura_2021.pdf.

É importante salientar que este processo seletivo é para o curso na modalidade Licenciatura. Os interessados em cursar Bacharelado em Letras-Libras devem se submeter ao Vestibular geral da UFGD. Para isso, saiba mais: https://ufgd.edu.br/noticias/ufgd-abrira-as-inscricoes-para-o-vestibular-2021-nesta-segunda-feira.

SOBRE O CURSO
O curso de graduação a distância de Licenciatura em Letras-Libras visa ampliar e interiorizar a oferta do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Brasil. Objetiva, ainda, formar professores de LIBRAS, surdos e ouvintes, para atuar no ensino da Educação Básica e Superior. As aulas são online e os encontros presenciais acontecem de acordo com o calendário acadêmico.

Confira mais detalhes na página do processo seletivo: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/letras-libras-ead-licenciatura/psvletras-libras-2021.

Licenciatura em Letras-Libras oferece 30 vagas
Inscrições para Licenciatura em Letras-Libras podem ser feitas de 21 de setembro a 20 de novembro, exclusivamente pela internet