2021

Estudantes e professores dos cursos de saúde da UFGD realizarão Ação Social em Ladário

Atualizada: 26/11/2021
Membros das ligas acadêmicas de Medicina e de Nutrição da UFGD já fizeram Ação Social semelhante no início de novembro, beneficiando mais de 120 moradores do distrito Itamaraty, em Ponta Porã

No dia 3 de dezembro, aproximadamente 50 estudantes e servidores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) estarão no município de Ladário realizando exames gratuitos e ações de prevenção e de promoção à saúde para a população. A Ação Social conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde local e será realizada no período da manhã junto à comunidade do Assentamento 72 e, à tarde, na Policlínica de Ladário.

A iniciativa da Ação Social parte da Liga Acadêmica de Nefrologia de Dourados (LANED), que realiza exames visando a detecção precoce de doenças crônicas, por meio do projeto Rastreamento da Doença Renal Crônica (DRC). Além dos exames, os estudantes e os professores ligados ao projeto buscam levar informações para a prevenção de doenças renais, informando e tirando dúvidas da população.

A ação social contará, também, com a participação de outros grupos: Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva (LACIPLAR), Liga de Saúde Coletiva (LISCOL), Liga Acadêmica de Medicina Intensiva e Cardiologia (LAMIC), Liga Acadêmica de Pediatria (LAPED), Liga Acadêmica de Diabetes e Hipertensão (LADHAS), Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO), Liga Acadêmica de Infectologia (LAINF) e Liga Acadêmica de Nutrologia e Medicina do Esporte (LANEME).

SUCESSO EM PONTA PORÃ
Uma Ação Social semelhante foi realizada no dia 6 de novembro no município de Ponta Porã, mais exatamente no distrito do Itamaraty, onde a UFGD realiza diversos projetos de extensão e mantém o Centro de Desenvolvimento Rural do Itamaraty. Mais de 120 moradores do assentamento estiveram na ação, recebendo informações sobre saúde e podendo realizar exames gratuitos promovidos pelas ligas acadêmicas da área de saúde.

Na ocasião, o grupo do Programa de Educação Tutorial do curso de Agronomia ofereceu oficinas voltadas à agricultura, criando um sistema de aquaponia na Escola José Edson, lugar onde aconteceu a ação. Além das ações de saúde e educacionais, foram realizadas atividades culturais e de recreação. O evento contou com amplo apoio da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Ponta Porã. Esteve presente no evento o secretário de Desenvolvimento, Caio Augusto César, que reafirmou a importância da parceria da Prefeitura de Ponta Porã com a UFGD para o desenvolvimento sustentável do distrito Itamaraty.
Tanto a Ação Social que foi realizada em Ponta Porã como a que será realizada em Ladário são ações de extensão da UFGD e contam com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX/UFGD).

Ação Social Itamaraty
Estudantes dos cursos de saúde em Ação Social realizada no distrito de Itamaraty, em Ponta Porã, no último dia 6.

Ação Social Itamaraty 2
Estudantes dos cursos de saúde levaram exames e orientações de saúde aos moradores do distrito de Itamaraty, em Ponta Porã, no último dia 6.

Ação Social Itamaraty 6

Ação Social Itamaraty 3

Ação Social Itamaraty 4

Ação Social Itamaraty 5
Mais de 120 pessoas passaram pela Ação Social promovida pela UFGD com o apoio da Prefeitura de Ponta Porã.

Ação Social Itamaraty 6
Ação Social no distrito Itamaraty, em Ponta Porã.

Ação social Itamaraty
Estudantes realizaram exames.