acessibilidade

Início do conteúdo da página
Junho
18
2021

Comunidade acadêmica debate creditação da extensão na UFGD em evento on-line

  Atualizada: 18/06/2021
Em quatro encontros virtuais com palestras e mesa redonda, representantes da comunidade acadêmica vêm tratando da regularização do processo de extensão nos cursos de graduação da Universidade

No início desta semana, representantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participaram do evento de abertura do Ciclo de Palestras e Reflexões sobre a Creditação da Extensão na instituição. A iniciativa, que é uma ação conjunta entre a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), por meio da Coordenadoria de Cultura (COEX), e a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), visa subsidiar os debates vigentes nas unidades acadêmicas da Universidade para regularizar o processo de extensão nos cursos de graduação.
 
Convidada para abrir o Ciclo, a professora Fabiana Dultra Britto, pró-reitora de Extensão Universitária da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ministrou a palestra “Uma conquista e três pontos de alerta”.
 
Realizado on-line, o evento foi transmitido simultaneamente pelo canal da UFGD na plataforma YouTube para mais de 150 participantes, entre coordenadores de cursos de graduação, representantes dos núcleos docentes estruturantes da instituição e integrantes da comunidade acadêmica em geral.
 
Durante sua fala, a docente afirmou que, “entre outras coisas, a Resolução – Nº 7 MEC/CNE/CES, que regulamenta a curricularização da extensão – estabelece que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, dez por cento do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação e devem fazer parte da matriz curricular dos cursos”.
 
Ela enfatizou, ainda, que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) “instrui a considerar, para efeitos de autorização e reconhecimento de cursos, o cumprimento dos dez por cento de carga horária mínima dedicada à extensão, a articulação entre atividades de extensão, ensino e pesquisa”.
 
“Apesar do protagonismo ser das pró-reitorias de Ensino de Graduação, pois são essas elas que têm a obrigação de institucionalizar a extensão nos currículos de graduação, não podemos deixar de perceber os ganhos e o papel fundamental das pró-reitorias de Extensão das Instituições de Ensino Superior, pois a curricularização da extensão é uma conquista do Fóruns Extensionistas brasileiros, que coloca a extensão como um direito constitucional e um dever institucional”, completou a professora.
 
Para a palestrante, todas as pró-reitorias devem atuar em conjunto no processo, de forma integrada, a fim de se formar uma política institucional. “A extensão não se resume a sua concepção normativa, ela precisa estar no dia a dia da sala de aula e na sua interação dinâmica com a comunidade, principalmente nas comunidades mais carentes”, concluiu.
 
A mediação do evento foi realizada pela pró-reitora de Extensão e Cultura da UFGD, Gicelma Chacarosqui, que acredita ser essa uma iniciativa importante para o processo de curricularização institucional. “A curricularização da extensão, ou creditação (curricular) da extensão, é estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), e foi regulamentada pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018 e deve estar pronta até o início de 2022”, informou.
 
Na UFGD, o assunto vem sendo discutido desde 2016, e, em 2021, ganhou força. Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação, Selma Helena Hashimoto, o intuito é “apoiar os representantes dos núcleos docentes estruturantes e os coordenadores de curso para promover de forma mais eficaz possível a incorporação da extensão nos currículos dos cursos de graduação”.
 
A programação do Ciclo de Palestras e Reflexões sobre a Creditação da Extensão na UFGD continua na próxima semana, com transmissão ao vivo. Confira:
 
21/06, às 13h30 – Palestra “Inserção Curricular da Extensão nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás: uma Ação Dialógica Protagonizada pela PROGRAD e PROEC”
Lucilene Maria de Sousa
Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG
 
07/07, às 13h30 – Palestra
Claudia Mayorga
Pró-reitora de Extensão da UFMG
 
10/08, às 13h30 – Mesa redonda sobre curricularização e cultura
Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi – Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFGD
Flavia Maria Cruvinel – Pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura e diretora de Cultura da UFG
Márcia Regina Martins Alvarenga – Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS
José Alexandre de Souza Franco – Chefe da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer da UEMS
Marcelo Fernandes – Pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS
 
Jornalismo ACS/UFGD com informações da PROEX/UFGD