2021

Ciclo de Palestras e Reflexões sobre Creditação da Extensão na UFGD começa na segunda-feira

Atualizada: 10/06/2021
Para que a UFGD cumpra a meta 12.7 do PNE e os estudantes consigam os créditos necessários para terminar a graduação, é necessário que discentes, docentes e técnicos administrativos aumentem a realização e a participação em ações de extensão

ufgd
Divulgação

Terá início nesta segunda-feira (14/06) o Ciclo de Palestras e Reflexões sobre Creditação da Extensão na UFGD, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da universidade, às 13h (horário de MS). A palestrante convidada é a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora Fabiana Dultra Britto, que falará sobre a experiência da universidade baiana ao incorporar os créditos de extensão no currículo dos cursos de graduação.

A partir das vivências bem-sucedidas e dos desafios enfrentados pela UFBA, a UFGD quer melhor planejar e executar esse tipo de creditação na Instituição, tendo em vista que a universidade tem somente até o mês de dezembro para cumprir a meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE). Essa meta determina que os cursos de graduação precisam “assegurar, no mínimo, 10% dos créditos curriculares em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”.

De acordo com a Coordenadoria de Extensão da UFGD, com a integralização na matriz curricular, a extensão deixou de ser uma atividade apartada do ensino e passou a integrá-lo, inclusive se tornando um dos critérios de avaliação dos cursos de graduação. Ou seja, as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (documento que regulamentou a meta 12.7 do PNE) valorizaram a extensão universitária ao assegurar a indissociabilidade com o ensino e, também pode-se dizer, com a pesquisa.
.
Para que a UFGD cumpra essa meta do PNE e os estudantes consigam os créditos necessários para terminar a graduação, é necessário que discentes, docentes e técnicos administrativos aumentem a realização e a participação em ações de extensão. Para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre esse tema urgente é que as Pró-reitorias de Extensão e Cultura (PROEX) e de Ensino de Graduação (PROGRAD) estão organizando o ciclo de palestras.

Os coordenadores de curso de graduação irão participar da transmissão da palestra desta segunda-feira e poderão fazer perguntas para a professora Fabiana Dultra Britto. Além dos coordenadores de curso, a organização do evento está convidando toda a comunidade acadêmica para participar, já que será um desafio coletivo realizar ações de extensão que contemplem os alunos de graduação dos diferentes cursos e que envolvam a sociedade.

A segunda palestra do ciclo está marcada para 21 de junho, às 13h30 (horário local), com a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG (Universidade Federal de Goiás), professora Lucilene Maria de Sousa. A transmissão será pelo link: https://youtu.be/-dHkpidDvIE.

PRIMEIRA PALESTRA DO CICLO

“Uma conquista e 3 pontos de alerta”

Jornalismo ACS/UFGD com informações da COEX