Candidatos poderão fazer inscrição do Vestibular no UFGD Vai à Praça

Atualizada: 15/10/2019
Candidatos interessados no Vestibular 2020 da UFGD vão poder fazer sua inscrição no UFGD Vai à Praça, projeto que acontecerá no dia 23 de outubro, das 8h às 17h, na praça Antônio João. Um stande será montado pela equipe do Centro de Seleção da Universidade para atender os vestibulandos também com informações sobre a seleção e os cursos oferecidos pela Instituição.

O projeto UFGD Vai à Praça visa apresentar os diversos programas e projetos desenvolvidos na Universidade. As equipes vão disponibilizar serviços de assistência jurídica, atendimento psicológico, nutricional e médico e prestar informações sobre as bolsas e os auxílios oferecidos para estudantes de baixa renda.

A organização do evento é das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), Extensão e Cultura (PROEX) e de Graduação (PROGRAD). Já estão confirmadas para o dia: apresentação das atividades do Projeto Baja, da UFGD Solar, da Editora UFGD, da Clínica de Psicologia e do Núcleo de Atendimento e Prática Jurídica e divulgação dos cursos de línguas estrangeiras, do Vestibular, do Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade (NuMIAc) e das bolsas e dos auxílios para permanência dos acadêmicos.

Na Tenda da Saúde, já estão confirmadas a participação das ligas acadêmicas de: Infectologia, Saúde Coletiva, Reanimação Pulmonar, Oncologia e Nutrição.

Pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET), já está confirmada a apresentação de experimentos de química com impacto visual (mudança de coloração, desprendimento de fumaça, formação de precipitado, etc.) e a Mesa do Cientista - com aparatos de um laboratório de Química, na qual os visitantes poderão tirar fotos com jaleco e óculos de segurança, e a exposição de materiais didáticos para que os visitantes conheçam e interajam com os jogos e materiais desenvolvidos pelo grupo. Na área de Física, haverá experimentos envolvendo os temas de Eletricidade, Magnetismo, Mecânica e Óptica, os quais o público poderá observar e também fazer interação.

Pela Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) haverá apresentação dos experimentos com organismos aquáticos e produtos para combate ao Aedes aegypti e exposição de insetos vivos, como pragas e seus inimigos naturais, além de demonstração de criação do bicho-da-seda e exposição de Coleção Entomológica da UFGD.

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) vai apresentar pesquisas relacionadas ao Guia Alimentar para a População Brasileira. Pela Faculdade de Ciências Humanas (FCH), a comunidade conhecerá um painel geológico, com amostras de rochas e equipamentos para monitoramento do clima. A Faculdade de Engenharia (FAEN) apresentará o Lego Mindstorms, montagem de um robô móvel que vai executar funções pré-programadas que servem para desenvolver a habilidade de criação dentro da área de engenharia. E, ainda, haverá a apresentação da OCA Lúdica do Centro de Educação Infantil (CEI/UFGD).

Pela Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR), a comunidade receberá informações sobre o trabalho da Cátedra e do projeto de atendimento a refugiados. E pela Faculdade de Ciências Agrárias  (FCA) haverá a exposição de experimentos de cultivo in vitro de orquídeas, de orquídeas nativas em floração e de alguns terrários.

Mais informações do evento podem ser obtidas pelos telefones 3410-2870 (PROEX); 3410-2831 (PROGRAD) E 3410-2851 (PROPP).

DIA C DA CIÊNCIA

O Dia C da Ciência, que acontecerá em todo o País, neste ano de 2019 vai integrar o UFGD Vai à Praça. A ideia é sensibilizar e informar a população sobre a relevância da pesquisa científica desenvolvida nas universidades e institutos tecnológicos, com formação de recursos humanos qualificados. As universidades e institutos são responsáveis pela produção de aproximadamente 90% do conhecimento científico no Brasil.

Desde 2017, sempre na quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, as universidades e institutos tecnológicos de todo o País desenvolvem atividades para mostrar à comunidade o conhecimento produzido por essas instituições e como esse conhecimento modifica a vida das pessoas.

Durante todo o dia do evento, serão expostos trabalhos resultantes dos projetos de pesquisa, com a participação, principalmente, dos alunos de Iniciação Científica e Pós-graduação, além de pesquisadores técnicos e docentes.

Vestibulandos poderão fazer sua inscrição no UFGD Vai à Praça
Candidatos poderão fazer inscrição do Vestibular 2020 durante projeto UFGD Vai à Praça