Novembro
2020

(Auto)plágio é o tema de abertura do 1º Colóquio sobre Produção Científica e sua Publicação

Atualizada: 23/11/2020
De 23 a 25 de novembro, a Editora UFGD realizará palestras e lançamento de livros, gratuitamente, pelo canal do Youtube

A Editora da UFGD iniciará às 19h de hoje (23), horário de Mato Grosso do Sul, o 1º Colóquio sobre Produção Científica e sua Publicação, evento realizado em parceria com o 14º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE) da UFGD. As palestrantes serão as professoras da Universidade Anhembi Morumbi (SP), Mirian Rejowski e Vanuza Bastos Rodrigues, que abordarão o tema “Conversando sobre (Auto)plágio: ética e integridade na pesquisa científica”.

Compreender as implicações conceituais, éticas e legais desse assunto é considerado pelos organizadores do evento como algo fundamental para os pesquisadores universitários. O público poderá fazer perguntas pelo chat e esse primeiro debate do colóquio poderá ser acessado pelo endereço: https://youtu.be/q9iUmtYm0qo.
Toda a programação da EDUFGD – palestras e lançamentos de livros – será online, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), e aberta a todas as pessoas que tiverem interesse em acompanhar. Em busca de maior participação da comunidade interna e externa, o evento será sem custos ou inscrições prévias.

Seguindo a tradição de anos anteriores, a Editora UFGD fará na terça-feira (24), também às 19h, o lançamento coletivo de obras publicadas em 2019 e 2020, pelo endereço: https://youtu.be/uUDnGq4n8Ls. Serão lançadas as coletâneas “Saúde, Espaço e Fronteiras” e “Saberes indígenas” e outros dez livros que fazem parte de vários editais de obras comemorativas e acadêmicas. Todos estão disponíveis gratuitamente para o leitor pela página da EDUFGD no portal da Universidade.

O lançamento coletivo de obras é um momento que pretende evidenciar à comunidade acadêmica o resultado do trabalho constante de autores(as) e dos(as) servidores(as) da editora num esforço conjunto para o avanço e divulgação qualificada da pesquisa técnico-científica.

O colóquio será encerrado na quarta-feira (25), com a conferência de Denise Peres, mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, coordenadora na Unidade de Indexação SciELO - Scientific Electronic Library Online. Ela falará, das 19h às 21h, sobre os “Critérios de indexação no SciELO Brasil: uma referência para a editoração e a qualificação de periódicos científicos”. Trata-se de uma oportunidade para que os responsáveis pelos periódicos busquem maior qualificação editorial. Essa palestra será transmitida pelo link: https://youtu.be/3fJF5veac74. Todos os vídeos ficarão posteriormente disponíveis no canal da EDUFGD no Youtube.

Saiba quais serão os livros lançados:

10 anos de caminhada: o curso de licenciatura em educação física da FAED/UFGD
Autor: Manuel Pacheco Neto

A UFGD na memória científica: contribuições do programa de pós-graduação em educação
Organizadores: Giselle Cristina Martins Real e Eugenia Portela de Siqueira Marques.

Manoel de Barros: infâncias, invenções, experimentações
Organizadores: Jones Dari Goettert e Renato Suttana.

Desdobrando impressos: mulheres, educação e história
Organizadoras: Ana Gonçalves Sousa, Ana Gonçalves Sousa e Paula Faustino Sampaio.

História da tatuagem no Brasil: corpos, técnicas e espaços em transformação
Autor: Fernando Lucas Garcia de Souza.

Literatura e cinema: malhas da imagem
Organizador: Paulo Custódio de Oliveira.

Etnodesenvolvimento em terras indígenas: uma abordagem integradora
Autor: Vito Comar

Da agronomia à UFGD
Autor: Edgard Jardim Rosa Junior.

O urbano em Mato Grosso do Sul: abordagens e leituras
Organizadores: Maria José Martinelli Silva Calixto, Bruno Bomfim Moreno e Mara Lúcia Falconi da Hora Bernardelli.

Educação escolar entre vida e trabalho na constituição de subjetividades jovens: discursos e instituições
Autora: Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani

COLETÂNEA SAÚDE, ESPAÇO E FRONTEIRAS
Contextos geográficos, saúde mental e violências: das pessoas ao território e do território às pessoas
Organizadores: Adeir Archanjo da Mota e Cláudia Marques Roma.

Geografia e saúde: conceitos, teorias e metodologias
Organizadores: Cláudia Marques Roma, Alexandre Bergamin Vieira, Adeir Archanjo da Mota e  Raul Borges Guimarães.

Fronteiras e saúde: experiências, vivências e possibilidades
Organizadores: Cláudia Marques Roma, Alexandre Bergamin Vieira e Adeir Archanjo da Mota.

COLEÇÃO SABERES INDÍGENAS
Organização: Comitê Editorial Cone Sul - Ação Saberes Indígenas na Escola
Mymba ñarõnguéra
Hiyokéná senóhikó = dança feminina