acessibilidade

Início do conteúdo da página
Setembro
18
2019

Abertas as inscrições para workshop “Redação de Patentes, Além dos Guias”

  Atualizada: 18/09/2019

Nos dias 07 e 08 de novembro acontece, em Dourados, o workshop “Redação de Patentes, Além dos Guias”, destinado a pesquisadores, inventores, empreendedores e, principalmente, professores e profissionais dedicados ao compartilhamento de conhecimentos, independentemente de conhecimento prévio sobre patentes.

O objetivo é disseminar conhecimentos sobre propriedade intelectual, inovação, busca e redação de patentes. A realização é do Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual (NIPI) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e o workshop será ministrado por Henry Suzuki, empresário, inventor, especialista em patentes e idealizador do projeto.

As pré-inscrições já estão abertas e seguem até o dia 17 de outubro. A participação é gratuita e limitada ao número de vagas. Para se inscrever, acesse o link: www.axonal.com.br/inscricoes.php?evento=202. Os participantes deverão levar 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) ou um agasalho para doação.

O cadastramento dos pré-inscritos será realizado no local do evento, das 8h30 às 9h. Como as vagas são limitadas, é imprescindível a pré-inscrição no site e aprovação prévia pelo comitê organizador. As atividades terão início pontualmente às 9h.

Sobre o evento

Serão dois dias de duração, o programa apresenta uma introdução sobre patentes e outros mecanismos de propriedade intelectual, incluindo uma revisão de guias e diretrizes e atividades, segundo o ministrante, prática com “mão na massa” envolvendo busca de informações em bases de patente, mapeamento de tecnologias, interpretação e redação de patentes.

A UFGD conta com apoio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) através da Aceleradora INOVA, e da Comissão de Inovação da ACED (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).

O projeto do Workshop está sendo realizado em mais de 70 edições em todo o país ao longo do ano de 2019, nas principais instituições brasileiras de ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação. Saiba mais em: https://www.axonal.com.br/capacitacao_info.php?id=202.


Mais Informações

Honorivaldo Albuquerque

Chefe da Divisão de Inovação e Propriedade Intelectual da UFGD

nipi@ufgd.edu.br

Tel.: (67) 3410-2729

Sobre o ministrante

Henry Suzuki: Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, Consultor Colaborador da Questel Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Agente do Questel Orbit no Brasil. Titular da Cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil - Academia Nacional de Farmácia. Empreendedor, Inventor, Cocriador da Rede Mentores do Brasil.