acessibilidade

Início do conteúdo da página

Jogos Abertos


    Os Jogos Abertos da UFGD configuram-se como uma oportunidade privilegiada de congraçamento e integração para a comunidade universitária. O evento vem crescendo exponencialmente ao longo do tempo, em face do aumento do número de cursos da universidade, bem como do diálogo permanentemente mantido entre a Divisão de Esportes da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis e as equipes que participam de todas as modalidades esportivas ofertadas a cada ano.
     A primeira edição do evento ocorreu em outubro de 2012, agregando em disputa 41 equipes, nas modalidades de Futsal e Voleibol (masculino e feminino).
    No segundo evento, que ocorreu entre outubro e novembro de 2013, foi iniciado um processo de aprofundamento do diálogo entre a organização e a comunidade universitária, em todos os seus segmentos. Diversas reuniões foram realizadas anteriormente, sempre abertas ao público, para discussão de todos os aspectos relativos à realização das disputas. Nestas reuniões, o regulamento foi projetado em tela e discutido plenamente, sendo revisto em diversos pontos, mediante votação aberta e alteração sequencial. Os II Jogos Abertos da UFGD reuniram em disputa 91 equipes de ambos os sexos, dobrando ainda o número de modalidades oferecidas, que subiu para quatro: Futsal, Voleibol, Handebol e Basquetebol.
    Em 2014, o aprimoramento do evento prosseguiu, através da prática de reuniões abertas à comunidade da UFGD e, consequentemente, de novas alterações no regulamento. Esta prática dialógica propiciou o estabelecimento de um ambiente democrático, em que os(as) atletas, integrados no próprio processo de construção das regras/normas, tornaram-se partícipes dos parâmetros gerais estabelecidos para as competições nas quais eles(as) próprios tomaram parte, assim gerando, naturalmente, um senso de pertencimento coletivo e, consequentemente, o fortalecimento da integração do grupo de esportistas que contribuiu para que o evento transcorresse num clima de competitividade, mas também de confraternização e respeito aos adversários. Os III Jogos Abertos da UFGD duraram 32 dias, de 06 de outubro a 07 de novembro, agregando o número recorde de 115 equipes (categorias masculino e feminino), que disputaram cinco modalidades: Futsal, Voleibol, Handebol, Basquetebol e Tênis de Mesa.
    Para a quarta edição, que será realizada no no mês de agosto de 2016,será incluída as  modalidades de natação e xadrez.


Fim do conteúdo da página