acessibilidade

Início do conteúdo da página

TRADUZINDO O COVID-19: DÚZIAS DE VACINAS DE COVID-19 ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO. AQUI ESTÃO ALGUMAS.


a

Algumas perspectivas da vacina COVID-19 que chegaram à fase três dos ensaios e além.


PUBLICADO EM 30 DE OUTUBRO DE 2020

POR AMY MCKEEVER

 
  Mais de 150 vacinas contra o coronavírus estão sendo desenvolvidas em todo o mundo - e há grandes esperanças de colocá-las no mercado em tempo recorde para aliviar a crise global. Vários esforços estão em andamento para tornar isso possível, incluindo a iniciativa Operation Warp Speed do governo dos EUA, que prometeu US $ 10 bilhões e visa desenvolver e entregar 300 milhões de doses de uma vacina segura e eficaz até janeiro de 2021. A Organização Mundial da Saúde também coordena esforços globais para desenvolver uma vacina, com vistas a entregar dois bilhões de doses até o final de 2021. 

Geralmente, pode levar de 10 a 15 anos para levar uma vacina ao mercado; a mais rápida de todos os tempos, a vacina contra caxumba, exigiu quatro anos na década de 1960. As vacinas passam por um processo de ensaio clínico de três estágios antes de serem enviadas às agências reguladoras para aprovação - o que pode ser um processo demorado.

Mesmo depois de aprovada, ela enfrenta obstáculos potenciais quando se trata de aumentar a produção e distribuição, o que também inclui decidir quais populações devem obtê-la primeiro - e a que custo. 

Alguns observadores temem que essas decisões sejam motivadas politicamente, porque o prazo termina poucos dias antes do Eleições presidenciais dos EUA. Em meados de outubro vários estados - incluindo Califórnia, Nova York e West Virginia - anunciaram planos para revisar de forma independente os dados de qualquer vacina que o FDA aprovar [...].

Os candidatos COVID-19, como todas as vacinas, visam essencialmente instruir o sistema imunológico a montar uma defesa, que às vezes é mais forte do que seria fornecida por uma infecção natural e vem com menos consequências para a saúde.

Para isso, algumas vacinas usam o coronavírus inteiro, mas em estado morto ou enfraquecido. Outros usam apenas parte do vírus - seja uma proteína ou um fragmento. Alguns transferem as proteínas do coronavírus para um vírus diferente, que provavelmente não causará doenças ou mesmo vá enfraquecê-lo. Finalmente, algumas vacinas em desenvolvimento contam com a implantação de peças do material genético do coronavírus, para que as células possam produzir temporariamente as proteínas necessárias do coronavírus para estimular nosso sistema imunológico.

Disponível em:
https://www.nationalgeographic.com/science/health-and-human-body/human-diseases/coronavirus-vaccine-tracker-how-they-work-latest-developments-cvd/
Acesso 06/11/2020.

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Graduação em Letras
Nome responsável:
Rosana Budny
Email:
rosanabudny@ufgd.edu.br
Telefone:
*

    Perguntas Frequentes

Preenchimento do Requerimento de Matricula;
Envio para graduacao.facale@ufgd.edu.br;
Emcaminhamento para Coordenação do Curso;
Se aprovado pela coordenação passará pra avalição do Conselho Diretor;
Caso aprovada pelo conselho a solicitação será  executada no sistema pela Secretaria Acadêmica.

Atestado de Matrícula – 02 dias úteis;
Histórico Escolar – 03 dias úteis;
Programa de Disciplinas Cursadas – 10 dias úteis;
Declarações – 03 dias úteis;
Atestado de Frequência – 05 dias úteis.

A gestante (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br):
Atestado médico da licença maternidade (original); Cópia ou somente a cópia autenticada do atestado e preencher o pedido de Licença Maternidade.

O Atendimento Domiciliar será concedido ao acadêmico que apresentar atestado médico de 08 dias ou mais de afastamento das atividades acadêmicas. O acadêmico (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br) ou nas Secretaria de Graduação (facale.graduacao@ufgd.edu.br), até 05 dias úteis (contados da data do mesmo) o atestado médico original e cópia ou somente cópia autenticada.

O acadêmico somente poderá trancar o curso após 02 semestres cursados. Para tanto, deverá comparecer na SECAF após a renovação da matrícula, até a data limite estabelecida no calendário acadêmico e preencher o requerimento de trancamento. O trancamento pode ser realizado para até 02 semestres seguidos ou alternados, sendo necessário o requerimento do aluno para cada semestre trancado.

Após todas as notas serem lançadas no sistema e análise se o aluno cumpriu todas as exigências curriculares do curso, é lançada a ocorrência de “Exclusão por Conclusão de Curso”, dando a oportunidade de solicitar uma “Declaração de Conclusão de Curso”. Após a colação de grau, o aluno pode solicitar uma “Declaração de Colação de Grau”. E ao final receberá, mediante o prazo estabelecido pelo Regulamento, o “Diploma” que é o documento acadêmico máximo a ser disponibilizado pela Universidade.