acessibilidade

Início do conteúdo da página

TRADUZINDO O COVID-19: MANTENHA AS CRIANÇAS SAUDÁVEIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19


Ensine ações preventivas diárias. Incentive seu filho e todos os membros da família a fazerem o mesmo

 

a

 

Lave as mãos com água e sabão por 20 segundos e incentive seu filho a fazer o mesmo. Informe-se sobre como lavar as mãos corretamente. Se não houver água e sabão disponíveis, use um antisséptico para as mãos que contenha pelo menos 60% de álcool. Ensine seu filho a cobrir todas as superfícies das mãos com gel antisséptico e a esfregá-las até ficarem secas.
Use máscara quando estiver em público e perto de pessoas que não morem em sua casa. Certifique-se de que seu filho (acima de 2 anos de idade) use a máscara corretamente, pois algumas crianças podem achar difícil fazê-lo.
Evite contato próximo. Mantenha-se a pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas que não morem com você e de pessoas que estejam doentes (com tosse e espirros).
Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel, descarte-o e lave as mãos. 
Leve seu filho para consultas médicas de rotina. Elas são essenciais, mesmo durante a pandemia de COVID-19. Nelas, o pediatra verificará o crescimento e o desenvolvimento do seu filho. As vacinas protegem seu filho contra doenças como sarampo, gripe (influenza), coqueluche e outras doenças que podem ser transmitidas de pessoa para pessoa.
Antes da consulta do seu filho, informe-se na unidade de saúde sobre consultas futuras e quando estão previstas as suas vacinas. Também pergunte sobre medidas para separar os pacientes saudáveis ​​daqueles que podem estar doentes, pois alguns postos de saúde podem optar por adiar as consultas físicas.
Vacine-se contra a gripe anualmente, reduzindo assim a probabilidade de seu filho ficar doente, hospitalizado ou morrer de gripe. Você e sua família tomando a vacina contra a gripe também ajudará a proteger outras pessoas ao seu redor que podem ser mais vulneráveis ​​a doenças graves causadas pela gripe, como bebês e crianças pequenas, adultos mais velhos, pessoas grávidas e pessoas com certas condições médicas. Assim pode-se evitar a sobrecarga ao sistema de saúde durante a pandemia de COVID-19. A gripe e a COVID-19 são doenças infecciosas que podem afetar a respiração e apresentam sintomas semelhantes, mas são causadas por vírus diferentes. 
Ajude seu filho a se manter ativo diariamente, melhorando a saúde física e mental. Seja um exemplo, escolhendo você mesmo um estilo de vida que adote a atividade física como parte da rotina da família.
Ajude seu filho a se manter conectado socialmente, entrando em contato com amigos e familiares, ainda que virtualmente. Verifique se a escola tem dicas, diretrizes e recursos para aprendizagem que ajudem a apoiar as necessidades sociais e emocionais de seu filho.
Ajude seu filho a lidar com o estresse. Há recursos disponíveis (sites virtuais) para ajudá-lo a entender os desafios sociais, emocionais e de saúde mental, de acordo com a faixa etária e promover seu bem-estar durante a pandemia de COVID-19, construindo um relacionamento positivo e saudável com seus filhos.
Verifique na escola do seu filho se haverá planos para continuar os serviços de alimentação se a escola estiver fechada para aulas presenciais. Algumas escolas podem continuar a fornecer refeições de modos diferentes, como permitir que se busquem refeições na escola, ou para retirada em outros locais.

 

Fonte: Keep Children Healthy during the COVID-19 Pandemic. (Traduzido e Adaptado)
Disponível em: <https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/daily-life-coping/children.html>
Acesso: 15/10/2020.

 


 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Graduação em Letras
Nome responsável:
Rosana Budny
Email:
rosanabudny@ufgd.edu.br
Telefone:
*

    Perguntas Frequentes

Preenchimento do Requerimento de Matricula;
Envio para graduacao.facale@ufgd.edu.br;
Emcaminhamento para Coordenação do Curso;
Se aprovado pela coordenação passará pra avalição do Conselho Diretor;
Caso aprovada pelo conselho a solicitação será  executada no sistema pela Secretaria Acadêmica.

Atestado de Matrícula – 02 dias úteis;
Histórico Escolar – 03 dias úteis;
Programa de Disciplinas Cursadas – 10 dias úteis;
Declarações – 03 dias úteis;
Atestado de Frequência – 05 dias úteis.

A gestante (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br):
Atestado médico da licença maternidade (original); Cópia ou somente a cópia autenticada do atestado e preencher o pedido de Licença Maternidade.

O Atendimento Domiciliar será concedido ao acadêmico que apresentar atestado médico de 08 dias ou mais de afastamento das atividades acadêmicas. O acadêmico (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br) ou nas Secretaria de Graduação (facale.graduacao@ufgd.edu.br), até 05 dias úteis (contados da data do mesmo) o atestado médico original e cópia ou somente cópia autenticada.

O acadêmico somente poderá trancar o curso após 02 semestres cursados. Para tanto, deverá comparecer na SECAF após a renovação da matrícula, até a data limite estabelecida no calendário acadêmico e preencher o requerimento de trancamento. O trancamento pode ser realizado para até 02 semestres seguidos ou alternados, sendo necessário o requerimento do aluno para cada semestre trancado.

Após todas as notas serem lançadas no sistema e análise se o aluno cumpriu todas as exigências curriculares do curso, é lançada a ocorrência de “Exclusão por Conclusão de Curso”, dando a oportunidade de solicitar uma “Declaração de Conclusão de Curso”. Após a colação de grau, o aluno pode solicitar uma “Declaração de Colação de Grau”. E ao final receberá, mediante o prazo estabelecido pelo Regulamento, o “Diploma” que é o documento acadêmico máximo a ser disponibilizado pela Universidade.