Você está aqui: Página Inicial Vestibular Processo Seletivo Vestibular 2011 Notícias Quem já é formado no Ensino Superior precisa prestar vestibular?

20/10/2010

Quem já é formado no Ensino Superior precisa prestar vestibular?

Quem já cursou o Ensino Superior pode ingressar na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) sem prestar o vestibular. Geralmente no início do ano, a Secretaria Acadêmica lança um edital divulgando o número de vagas que cada curso pode oferecer para pessoas que já têm alguma graduação.

Porém, é importante lembrar que nem todos os cursos oferecem anualmente vagas para portadores de diploma do Ensino Superior. No início de 2010, por exemplo, abriram vagas apenas os cursos de Letras, Matemática, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Pedagogia, Geografia, Administração, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental. O curso de História só abriu para complementação de habilitação.

Por isso, mesmo quem já tem diploma de Ensino Superior pode prestar o Vestibular da UFGD para fazer um outro curso. Quem já é graduado só não pode concorrer às cotas sociais, que destinam 25% das vagas do vestibular para estudantes que tenham feito o Ensino Médio em escola pública.

VAGAS PARA PORTADORES DE DIPLOMA

No caso dos portadores de diploma, ao invés de prestar o vestibular, a avaliação do candidato é feita apenas com base na análise de currículo.

Leva vantagem o estudante que se graduou em um curso que tem uma estrutura curricular semelhante ao curso em que pretende ingressar; aquele que terá que fazer um menor número de disciplinas para poder obter a segunda graduação e, ainda, aqueles que têm a melhor média calculada a partir das notas finais do histórico escolar do curso superior de graduação.

Também podem ingressar como Portador de Diploma, aqueles que queiram complementar a sua habilitação, por exemplo, quem se formou em Letras com habilitação em Inglês e que quer fazer habilitação para Literatura.

Ainda há os casos de quem se graduou bacharel em algum curso e que quer dar continuidade aos estudos para obter Licenciatura, o que pode acontecer nos cursos de História, Geografia e Ciências Biológicas.

O próximo edital para Portadores de Diploma deve ser divulgado até fevereiro de 2011. Quem quiser conferir a documentação requisitada, o valor da taxa e outros detalhes do processo de seleção feito em 2010, pode clicar em: http://www.ufgd.edu.br/prograd/portador-de-diploma-ou-reingresso/Edital%2004-2010-Portador%20de%20Diploma%202010.pdf