Você está aqui: Página Inicial Notícias UFGD inicia capacitação para profissionais que “ensinarão a distância”

07/10/2010

UFGD inicia capacitação para profissionais que “ensinarão a distância”

Cassandra Ribeiro - UAB/IFCE

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) iniciou hoje (07) o curso de capacitação/formação de professores e profissionais que atuarão na Educação a Distância (EaD), modalidade de ensino que desde o ano passado vem sendo elaborada pela equipe da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD). Essa etapa de treinamento será realizada até sábado.

Os cursos a distância farão parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), órgão coordenado pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Sidnei Azevedo, que é também coordenador da Educação a Distância pela UAB/UFGD, contou que essa modalidade de ensino já era uma demanda desde a criação a universidade e que primeiro foram ampliados os presenciais, de 12 para 28 cursos de graduação, e que para os próximos 10 anos está sendo realizado um novo planejamento de expansão. “Já a Educação a Distância é um desafio que foi colocado e que esperamos realizar com excelência”, afirmou Sidnei Azevedo.

O empenho da equipe foi reconhecido pela coordenadora-adjunta da Educação a Distância pela UAB/UFGD, Elizabeth Rocha, que chamou a atenção dos participantes da capacitação para o impacto social que esses cursos terão nas cidades beneficiadas pelos cinco pólos: Miranda, Costa Rica, Bataguassu, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.

A meta da UFGD é iniciar já em 2011 a oferta de dois cursos a distância: Licenciatura em Informática e em Pedagogia na sede em Dourados e na cidade polo de Eldorado.

Como muitas pessoas não podem vir onde as universidades estão, o ensino a distância é uma ferramenta que segundo a professora Elizabeth, leva esperança para os alunos, o que por sua vez aumenta a responsabilidade de cada profissional envolvido no processo. “Vocês estarão representando a própria UFGD, por isso peço que tenham compromisso com esse segmento educacional, saibam que é da maior relevância”, alertou.

A ministrante da primeira etapa do curso, coordenadora da UAB/IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), Cassandra Ribeiro, reforçou que a educação a distância não é coisa do futuro, mas do presente, e que na verdade, nem é “tão distante” como a maioria pensa.

“A distância” teria sido apenas uma nomenclatura estabelecida na época do seu início, mas que hoje se percebe que por ter muitos profissionais acompanhando o aluno, aferindo se está aprendendo, cuidando para que o conteúdo seja apresentado da melhor maneira possível, o envolvimento acaba muitas vezes sendo até maior do que de um professor na aula presencial, tendo em vista os vários profissionais desenvolvendo múltiplas funções na plataforma online.

Confira o álbum de fotos