Você está aqui: Página Inicial Notícias UFGD e Universidad del Pacífico assinam protocolo de intenções

21/05/2010

UFGD e Universidad del Pacífico assinam protocolo de intenções

Na manhã desta sexta-feira (21), o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), professor doutor Damião Duque de Farias, e da Universidad del Pacífico, do Paraguai, professor doutor Luis H. Berganza Perasso, assinaram um protocolo de intenções que estimula a colaboração internacional baseada na igualdade e na assistência.

O protocolo estabelece cooperação acadêmico-científico-cultural entre as universidades que desenvolverão programas conjuntos visando realizar pesquisas em campos específicos, intercâmbios de recursos humanos, principalmente de estudantes de graduação e de professores, visando a melhoria da capacitação acadêmica e profissional, além da promoção, execução e divulgação de estudos, projetos, pesquisas e outras atividades. O protocolo terá a vigência de um ano.

“A assinatura de mais um protocolo de intenções nos deixa muito satisfeito, pois integra a política de aproximação da UFGD com instituições estrangeiras, e isso significa reconhecer que é necessário constituir redes de produção de conhecimento e experiências”, enfatizou Damião Farias.

Atualmente, a UFGD possui convênio com a Universidade Mayor (Chile), com Universidad Católica de Nuestra Señora de la Asunción (Paraguai), com a Universidad Nacional de Asunción (Paraguai), Universidad Nacional de Concepción (Paraguai), Universidad Del Pacífico (Paraguai), Universidade do Porto (Portugual), Universidad Agrária de La Habana (Cuba), Universidad de Los Lagos (Chile), Universidad Mayor Del Chile (Chile), Universidad de Jaén (Espanha), Universidad de Sevilha (Portugal), Universidad Nacional (Costa Rica), Universidade de Quilmes (Argentina) e Universidade de Antioquia (Colômbia).

Os convênios são firmados através do Escritório de Assuntos Internacionais – ESAI, vinculado à reitoria, e responsável pelas relações internacionais da UFGD tendo por objetivo maior atender os diversos setores nas atividades de natureza acadêmica, técnico-científica, cultural, administrativa, inclusive financeira, que envolvam entidades estrangeiras.

O ESAI atua, primordialmente, como uma entidade de apoio, controle e estímulo para incremento das relações de intercâmbio e cooperação, além de atender a uma intensa demanda por informações relacionadas a intercâmbio internacional, tanto por parte do público interno, como do público externo.

Estavam presentes também durante a assinatura do protocolo de intenções, o vice-reitor da UFGD, professor doutor Wedson Desidério Fernandes, o Diretor de Carrera da Universidad del Pacífico, doutor Eduardo Franco, o Subdirector Abog Jose W. Villanueva e o vicerrector, professor Mag. Rubén Romero Astete, e o chefe do ESAI/UFGD, professor doutor Marcos Antonio da Silva.