Você está aqui: Página Inicial Notícias UFGD abre inscrições para o Vestibular 2013

06/09/2012

UFGD abre inscrições para o Vestibular 2013

A Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD abriu na quarta-feira, dia 5 de setembro, as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular 2013. O edital já está publicado na página da UFGD (www.ufgd.edu.br/vestibulares) e as inscrições já podem ser feitas.
O processo será planejado, executado e coordenado pela Coordenadoria do Centro de Seleção, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD.  O Manual do Candidato estará à disposição dos candidatos a partir do dia 10 de setembro de 2012, também pelo mesmo endereço eletrônico.
Estão sendo oferecidas 1.465, sendo 25% delas reservadas para a cota social, ou seja, para alunos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. A comprovação da condição de egresso do ensino público se dará mediante apresentação do certificado de conclusão e de histórico escolar completo do Ensino Médio, reconhecido pelo órgão público competente, no ato de matrícula, junto à Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos da UFGD.
O valor da taxa de inscrição do Vestibular 2013 da UFGD é de R$ 60,00. Alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública de Mato Grosso do Sul estão isentos da taxa, conforme convênio firmado entre a UFGD e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (MS). Também estão isentos: os alunos concluintes e aprovados da Rede Estadual de Ensino na 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos – na modalidade Ensino Médio e os matriculados e frequentes no 2º semestre de 2012 do Curso Estadual Preparatório para o Vestibular (CEPV).

INSCRIÇÃO

A inscrição para o Vestibular 2013 será feita exclusivamente via Internet, através do endereço eletrônico www.ufgd.edu.br/vestibulares , até às 13 horas do dia 19 de outubro de 2012.  Para a inscrição, o candidato deverá estar inscrito no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Os documentos exigidos são os seguintes:
a) ficha de inscrição devidamente preenchida, impressa e assinada;
b) fotocópia nítida do documento de identidade (frente e verso);
c) o candidato estrangeiro deverá apresentar carteira de estrangeiro atualizada ou passaporte com visto válido.
d) comprovante do pagamento da taxa de inscrição, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) específica, disponibilizada ao final da inscrição ou comprovante de isenção da taxa de inscrição pela UFGD ou ainda, comprovante de matrícula regular, no ano de 2012, para os candidatos que atendem à isenção da taxa por serem da rede pública de MS.
Serão considerados documentos de identificação: Carteira ou Cédula de Identidade, expedida pela Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militar, Civil e Federal; Carteira de Identidade Profissional, expedida pelos Conselhos de Fiscalização Profissional, Carteira Nacional de Habilitação atualizada, Certificado de Reservista, Passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social.
DOCUMENTAÇÃO DEVERÁ SER ENTREGUE NO CENTRO DE SELEÇÃO
Toda a documentação referente ao Vestibular 2013, inclusive com a GRU paga ou comprovante de isenção da taxa ou comprovante de matrícula regular no ano de 2012 para alunos oriundos da rede pública de MS deverão ser encaminhadas ao Centro de Seleção da UFGD. Caso contrário, a inscrição não será homologada.

AS PROVAS
As provas do Vestibular 2013 acontecerão no dia 9 de dezembro e são estruturadas da seguinte maneira: Prova de Redação (período matutino) e Provas Objetivas (período vespertino), sendo Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática e Química.
As provas serão realizadas simultaneamente nas cidades de Amambai, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
A divulgação da pontuação mínima, por curso e sistema de ingresso, que deve ser obtida pelo candidato para a correção da sua redação, será divulgada na data provável de 2 de janeiro de 2013. A relação nominal dos candidatos aprovados e classificados será divulgada em ordem decrescente da pontuação final até o limite do número de vagas de cada curso por sistema de ingresso, na data provável de 16 de janeiro de 2013.
Havendo vagas remanescentes nos cursos oferecidos no Vestibular 2013, estas serão destinadas à seleção para os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2012, sendo esta seleção regida por Edital próprio a ser divulgado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.
A convocação para matrícula dos candidatos aprovados, em primeira chamada, será publicada pela Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, na data de 21 de janeiro de 2013.

A UFGD oferece vagas para os seguintes cursos:
Agronomia
Artes Cênicas
Biotecnologia
Ciências Biológicas
Ciências Contábeis
Ciências Sociais
Engenharia Agrícola
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Energia
Engenharia de Produção
Gestão Ambiental