Você está aqui: Página Inicial Notícias Semanas de Educação e Pesquisa da FAED/UFGD articulam Ensino, Pesquisa e Extensão

25/08/2011

Com o tema “A relação Universidade e Educação Básica”, foram abertos na noite de ontem (24) a V Semana de Educação e V Seminário de Pesquisa da FAED/UFGD, com aproximadamente 500 pessoas, entre estudantes, profissionais, gestores e pesquisadores, no auditório da Unidade II. A programação prossegue com conferências, oficinas pedagógicas, minicursos, simpósios temáticos e pôsteres até 27 de agosto.

A mesa de abertura foi composta pelo diretor da FAED (Faculdade de Educação), Reinaldo dos Santos, pela coordenadora da V Semana de Educação, Maria Alice Aranda pela coordenadora do V Seminário de Pesquisa, Ida Carneiro Martins, e pelo secretário municipal de Educação de Caarapó, Apolinário Candado.

O Prof. Dr. Reinaldo dos Santos deu boas-vindas a todos, parabenizou as organizadoras e destacou que a realização em conjunto desses eventos dá continuidade ao projeto maior da Faculdade de fortalecimento e articulação do Ensino, Pesquisa e Extensão.

A coordenadora da V Semana de Educação, Maria Alice Aranda valorizou a presença do público afirmando que isso significa que são pessoas comprometidas com a Educação e a coordenadora do V Seminário de Pesquisa da FAED/UFGD, Ida Carneiro Martins, agradeceu a generosidade da professora Maria Alice em dividir o evento com a Pesquisa e ressaltou a oportunidade de provocar reflexões para integração entre a Universidade e a Educação Básica, principalmente com a presença dos profissionais da rede de ensino.

O secretário municipal de Educação de Caarapó, Apolinário Candado, falou que Caarapó enfrenta muitas dificuldades na Educação, mas ressaltou que acredita que elas não sejam diferentes das que ocorrem nos outros municípios, tendo em vista que o objetivo é fazer “com que o menino aprenda” e isso não é uma missão fácil.

Após a abertura foi realizada conferência sobre “A relação Universidade e Educação Básica”, com o Prof. Dr. Marcelo Soares Pereira da Silva (FACED/UFU) e a Profª. Drª. Elisângela Alves da Silva Scaff (PPGEDU/FAED/UFGD), que coordenou a mesa.

Confira as fotos no link:

Programação

Dia 25, às 19h - Mesa Redonda composta por representantes das Linhas de Pesquisa Educação Física Escolar e Diversidade e Convidado.

Tema: Educação Física Escolar e Diversidade na relação Universidade e Educação Básica
Convidada: Profª. Drª. Eline Tereza Rozante Porto - UNIMEP
Prof. Dr. Warley Carlos de Souza - EF/FAED/UFGD
Profª. Drª. Marilda Garcia Bruno - PPGEDU/FAED/UFGD
Coordenadora da Mesa: Profª. Drª. Ida Carneiro Martins - FAED/UFGD

Dia 26, às 19h - Mesa Redonda composta por representantes das Linhas de Pesquisa Política e Gestão da Educação e Educação, História, Memória e Sociedade.

Tema: Pesquisas em educação: desafios contemporâneos
Convidada: Profa. Dra. Elizabeth Figueiredo de Sá - UFMT
Prof. Dr.Paulo Gomes Lima - PPGEDU/ FAED/UFGD