Você está aqui: Página Inicial Notícias Começa hoje matrícula para aprovados em segunda chamada pelo SISU

31/01/2014

Começa hoje matrícula para aprovados em segunda chamada pelo SISU

Candidatos convocados para a UFGD por meio da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU) têm hoje (31), segunda e terça-feira (dias 3 e 4 de fevereiro) para fazerem a matrícula na universidade.

Quem estiver na lista de convocados deve ficar atento para os documentos necessários para realização da matrícula, que será efetuada no anfiteatro da Unidade 1 da UFGD, das 7h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas. O período não será prorrogado e não haverá possibilidade de o candidato entrar com recurso para postergar a entrega dos documentos.

Na UFGD ainda existem 624 vagas destinadas ao SISU, sendo que todos os 32 cursos têm oportunidades. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Seleção, pelo telefone 67-3410-2840 ou pelo link http://cs.ufgd.edu.br/. O endereço do Centro e do anfiteatro é rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso (Unidade 1 da UFGD).

As matrículas precisam ser feitas pessoalmente. O aluno que é menor de idade deve ser representado por seus pais ou responsáveis legais – caso estes não possam realizar a matrícula, devem fazer uma procuração autorizando outro maior de idade a fazê-la. Os candidatos aprovados e com mais de 18 anos podem realizar sua matrícula pessoalmente ou enviar outra pessoa em seu lugar, desde que esta pessoa porte uma procuração com firma reconhecida em cartório.

Os documentos necessários para a matrícula são:

1 - Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Ensino Médio, ou uma Declaração de Equivalência expedida pelo Conselho Estadual de Educação com data anterior à da matrícula;

2 - Histórico Escolar do Ensino Médio;

3 - Certidão de Nascimento ou Casamento;

4 - Documento de Identidade. No caso de candidato estrangeiro, deverá apresentar a cópia do Registro Nacional de Estrangeiro;

5 - Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

6 - Certificado de Reservista ou prova de que está em dia com as obrigações militares

(para o candidato do sexo masculino e com mais de 18 anos);

6 - Título Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos);

7 - Certidão de Quitação Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos);

8 - Uma fotografia 5x7cm frontal e com data (2014, 2013 ou 2012).

Cotistas

Além dos documentos acima listados, os candidatos cotistas – que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública – precisam apresentar o histórico escolar que comprove a situação.

Pretos, pardos e indígenas – Os candidatos que, na inscrição no SISU, optaram por concorrer em vagas para pretos, pardos e indígenas devem assinar uma declaração, no momento da matrícula.

Renda familiar igual ou inferior 1,5 salário mínimo – Os candidatos que declararam que sua renda familiar bruta, por pessoa, é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo precisam comprovar a renda familiar. Para isso, uma série de documentos é exigida, para que não haja fraudes.

Há especificidades de acordo com o arranjo familiar (casos de adoção, pais separados, candidatos órfãos, entre outros, precisam de respectivas documentações comprobatórias). Por isso, cada candidato que optou pela cota com base em renda familiar deve verificar o edital SISU/UFGD para se certificar de quais documentos deve apresentar para a efetivação da matrícula. O link para o edital completo está disponível em: http://cs.ufgd.edu.br/download/Edital_de_Abertura_SISU_2014_UFGD.pdf