Você está aqui: Página Inicial Faculdade de Ciências da Saúde Laboratórios Laboratório de Microbiologia Aplicada (LMA)

Faculdade de Ciências da Saúde

Ir para a página

Laboratório de Microbiologia Aplicada (LMA)

O laboratório de Microbiologia é utilizado para o isolamento de microrganismos e é destinado para ensino, pesquisa e extensão, além de servir de apoio, para o Hospital Universitário.

A sala de preparação de mostras é composto pelos seguintes equipamentos: bico de bunsen, estufas de incubação, banho-maria de incubação, contadores de colônias, centrifuga refrigerada, microscópios, destilador de água, edidor de pH, estufa de incubação B.O.D., vidraria. Este laboratório possui três salas de apoio denominadas, Bacteriologia, Virologia e Esterilização, onde ficam armazenados os materiais de consumo, vidrarias e alguns equipamentos como, a balança de precisão utilizada para a pesagem dos meios de cultura; um filtro de osmose reversa, para a obtenção de água purificada; uma capela de exaustão para manipulação com gases tóxicos.

Os materiais de consumo como os meios de cultura, os swabs, bateria de corantes, algodão, potes coletores, papel toalha etc, e as vidrarias como, erlenmayer, becker, tubos de ensaio, funis, placas de petri, também são armazenados nesse laboratório. Nesse local não ocorre nenhuma manipulação com material contaminado, ficando disponível apenas para o preparo de materiais de suporte, conta ainda com uma pia para a lavagem das mãos, mesas e computador utilizados como recurso para as aulas.

A sala de virologia conta com armários de concreto e madeira, servido apenas para o armazenamento de substâncias químicas, ficando isolada e controlada, já que se encontram reagentes altamente tóxicos quando mal manipulados.

Na sala de esterilização são realizados os processos de descontaminação, desinfecção e esterilização dos materiais que foram e que serão utilizados, conta com todos os equipamentos necessários, como estufa de esterilização, autoclave, destilador e deionizador, que promove água pura e isenta de íons, para a lavagem de vidrarias, um lavador de pipetas automáticas e uma geladeira para armazenar kits de reagentes bioquímicos, além de materiais de suporte para a limpeza e materiais de consumo, como detergentes, hipocloritos, alcoóis, sacos de lixo e sacos específicos para autoclave, escova para tubos, luvas, papel toalha, entre outros. Existem normas, POps (Procedimentos Operacionais Padrão) de segurança quanto à lavagem e esterilização.

O acesso fica restrito aos funcionários, pós-graduandos e alunos de iniciação científica.

Área: 55,00 m2

Professor responsável: Fábio Juliano Negrão