Ministério da Educação
Você está aqui: Página Inicial Faculdade de Ciências Humanas Ciências Sociais
 

Faculdade de Ciências Humanas

Ir para a página

Ciências Sociais

Licenciatura e Bacharelado

 O Curso de Ciências Sociais possui duas estruturas de formação:

 

 

     Bacharelado - formação de Bacharel em Ciências Sociais;

     Licenciatura e Bacharelado - formação articulada entre Licenciatura e Bacharelado.

 

      A seleção de ingresso de acadêmicos é feita somente para o Curso de Ciências Sociais Licenciatura e Bacharelado. 

 

      A proposta dos Cursos de Ciências Sociais (Bacharelado; Licenciatura e Bacharelado) é capacitar profissionais com visão holística e crítica, a partir de conhecimentos interdisciplinares sobre os fenômenos sociais, culturais, políticos e econômicos e, para tanto, exige-se senso crítico, visão ampla de sociedade e capacidade para o exercício de atividades de pesquisa, planejamento e assessoria técnico-científica em agências privadas e governamentais, cujo mercado de trabalho apresenta-se como promissor na região da Grande Dourados e em outras regiões do Mato Grosso do Sul, do país e até mesmo do Mercosul.

 

     Bacharelado

     O Curso de Bacharelado em Ciências Sociais foi proposto para a formação de profissionais capacitados para estudar as relações sociais, a interação social, a estrutura, o funcionamento e o desenvolvimento dos grupos sociais e das sociedades.

     Os espaços de trabalho nos quais atuam os/as Cientistas Sociais são universidades, ONGs, sindicatos, partidos políticos, institutos de pesquisa e de planejamento, movimentos sociais, órgãos governamentais ligados aos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, dentre outros.

     Na ausência de profissionais com essa formação acadêmica, profissionais de outras áreas ocuparam, em Mato Grosso do Sul, espaços que demandam sólidas habilidades nos campos de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. No entanto, o preenchimento desses espaços não trouxe, salvo raras exceções, contribuições significativas no que se refere à pesquisa, planejamento e assessoria técnico-científica sobre a realidade social, política, econômica e cultural da região onde a UFGD está inserida. Daí a necessidade de fortalecimento do campo de atuação das Ciências Sociais, com uma formação sólida e adequada às demandas da região.  

     

 

      Licenciatura e Bacharelado

 

      O Curso de Licenciatura e Bacharelado se propõe a contribuir para a formação de profissionais capacitados para compreender a complexa realidade social, bem como professores do ensino médio comprometidos com a produção do conhecimento. Além disso, se propõe a capacitar profissionais capazes de diagnosticar os fatos sociais que envolvem as questões da violência, direitos humanos, conflitos, segurança, saúde, moradia, relações de trabalho, bem como, manifestações festivas, rituais, diferenças étnicas, culturais e de gênero. Assim, o/a profissional estará habilitado/a também para exercer atividades de pesquisa, planejamento e assessoria técnico-científica em agências privadas ou governamentais, bem como atuar como professor/a universitário/a.

 

 

SECRETARIA DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS

 

Coordenação: Prof. Dr. Marcos Antônio da Silva

Contato: marcossilva@ufgd.edu.br

Secretário: Gilson Carlos Visú

 

Horário de Atendimento ao Público:

Segundas a sextas-feiras

08h às 11h00min

13h30min às 15h

 

Telefones para contato:

Secretaria (67) 3410-2268

Coordenação (67) 3410-2269

 

Endereço: Prédio da Faculdade de Ciências Humanas (FCH), Unidade II/UFGD

Rodovia Dourados-Itahum, Km 12, Cidade Universitária, Dourados/MS, CEP 79804-970

 

Ações do documento

UFGD - Unidade 1

Rua João Rosa Góes, 1761 - Vila Progresso. Caixa Postal 322 - CEP: 79.825-070

Telefone: (67) 3410-2002


UFGD - Unidade 2

Rodovia Dourados - Itahum, Km 12 - Cidade Universitária. Caixa Postal 533 - CEP: 79.804-970

Telefone: (67) 3410-2500


Dourados - Mato Grosso do Sul - Brasil


Todos os direitos reservados