Ministério da Educação
Você está aqui: Página Inicial Faculdade de Direito e Relações Internacionais Direito Notícias Cursos de Direito de Dourados recebem Selo OAB
 

Cursos de Direito de Dourados recebem Selo OAB

O presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte, observou com prudência a divulgação do resultado do “Selo OAB”, feita pelo Conselho Federal da OAB nesta quarta-feira, 23/nov., durante a XXI Conferência Nacional dos Advogados. Apenas os cursos de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - ambos sediados em Dourados— foram contemplados na publicação.

“É claro que gostaríamos que outras instituições figurassem no Selo OAB, mas temos que olhar o resultado como um desafio. Os problemas existem; temos que enfrentá-los e superá-los”, destacou o presidente da Seccional de Mato Grosso do Sul da OAB, que participou da solenidade de divulgação da publicação.

Leonardo Duarte detalhou que não se pode ignorar a crise que o ensino superior enfrenta e que há muitas demandas nas instituições, como professores, estrutura física, biblioteca, aulas práticas e a participação do aluno: “A responsabilidade é de todos. Não é hora de eleger culpados isoladamente e encerrar a questão. Muito pelo contrário; é o momento de diálogo e divisão de responsabilidades, inclusive do corpo discente, para que este quadro seja alterado”, complementou.

Ações

O presidente da OAB/MS já contatou os presidentes das Comissões de Ensino Jurídico, do Exame de Ordem e do Jovem Advogado, para que seja realizada reunião, na sede da entidade, em dezembro próximo, com reitores, diretores, professores e acadêmicos para que sejam identificados os pontos de estrangulamento e sensíveis de cada curso e um plano de ação: “Cada faculdade tem uma demanda: em uma falta professores, na outra não tem aulas práticas e, nesta seara de divisão de responsabilidades, queremos aproveitar e chamar os acadêmicos para o debate”, esclareceu.

Outra consideração que Leonardo Duarte frisou é que o momento não é de “achar culpados”, mas de “encontrar soluções”: “Desde o início da nossa gestão estamos debatendo com as instituições de ensino superior, professores e alunos. Sei da credibilidade do ‘Selo OAB’, mas pondero que ele é uma ‘transição’. A próxima publicação conterá outros cursos de Mato Grosso do Sul”.

Congratulações

Leonardo Duarte finalizou sua avaliação sobre o resultado do“Selo OAB” parabenizando a direção, professores e alunos dos cursos de direito da UFGD (Dourados) e da UEMS (Dourados): “A comunidade acadêmica dos dois cursos deve comemorar o resultado, que mostra que as instituições estão no caminho certo”.

Esta é a quarta vez, em dez anos, que o Conselho Federal da OAB divulga publicação com os cursos de Direito que recomenda. Os parâmetros utilizados para a elaboração do “Selo OAB” foram os últimos resultados do Enade e do Exame Nacional da OAB.

Fonte: http://www.oabms.org.br/noticias/ver/10344/cursos-de-direito-de-dourados-recebem-selo-oab.html
Ações do documento

UFGD - Rua João Rosa Goes Nº 1761, Vila Progresso Caixa Postal - 322 CEP: 79.825-070 Dourados - MS

Todos os direitos reservados