Ministério da Educação
 

Especialização em Administração

Ir para a página

Bibliografia

CENÁRIOS ECONÔMICOS

 

 

Bibliografia Básica:

 

·        PASSOS, Carlos Roberto Martins; NOGAMI, Otto. Princípios de economia. São Paulo: Pioneira, 2005.

·        VASCONCELLOS, M.; GREMAUD, A P.; TONETO JÚNIOR, R. Economia brasileira contemporânea. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2004.

·        VASCONCELLOS, Marco Antonio; GARCIA, Manuel E. Fundamentos de Economia. São Paulo: Saraiva, 1998.

 

Bibliografia Complementar:

 

·        LACERDA, Antonio Correa; BOCCHI, João Ildebrando; REGO, Jose Marcio; BORGES, Maria Angélica; MARQUES, Rosa Maria. Economia brasileira. São Paulo: Saraiva. 2000.

·        LANZANA, Antonio Evaristo Teixeira. Economia brasileira. São Paulo: Atlas, 2001.

·        PINHO, D.B.; VASCONCELOS, M.A.S. (Orgs.). Manual de economia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

 

 

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

 

Bibliografia Básica:

 

·        GIL, A. L. Sistemas de Informações Contábil / Financeiros. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

·        PADOVEZE, Clovis Luis. Sistemas de Informações Contábeis: Fundamentos e Análise. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

·        HABERKORN, Ernesto. Gestão Empresarial com ERP. São Paulo, 2003.

 

Bibliografia Complementar:

 

·        MAGALHÃES, Antonio de Deus F. & LUNKES, Irtes Cristina. Sistemas Contábeis. 1.ed. Ed. Atlas: São Paulo: Atlas, 2000.

·        ALBERTIN, Alberto Luiz; MOURA, Rosa Maria de. Aspectos e Contribuições do Uso de Tecnologia de Informação. Ed. Atlas: São Paulo, 2006.

·        WALTON, Richard E., Tecnologia de Informação: o uso da TI Pelas empresas que Obtém Vantagem Competitiva. São Paulo: Atlas, 1994.

·        RICCIO, Edson Luiz & PETERS, Marcos R. S., Ambiente Virtual E Flexibilidade: O Impacto da Tecnologia de Informação Sobre o Sistema de Informação. Congresso Internacional de Contabilidad, Finanzas y Administracion - Janeiro - 1997 - Havana, Cuba.

·        CHURCHMAN, C. W. Introdução a Teoria dos Sistemas. Petrópolis – RJ: Vozes, 1971.

 

ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS

 

 

Bibliografia Básica:

 

·        GONÇALVES, C. A; GONÇALVES FILHO, C; REIS, M. T. Estratégia Empresarial: o desafio nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2006;

·        MINTZBERG, H. O Processo da Estratégia. 4° ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

·        MINTZBERG, H. Safári de Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2004.

 

Bibliografia Complementar:

 

·        BARNEY, Jay B. Gaining and Sustaining Competitive Advantage. Reading: Addusib-Wesley Publishing Company, 1997.

·        PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1980;

·        SIMON, H. As Campeãs Ocultas: estratégias de pequenas e médias empresas que conquistaram o mundo. Porto Alegre: Bookman, 2003;

·        Artigos a serem selecionados nos anais dos principais congressos acadêmicos nacionais e regionais, revistas científicas nacionais e estrangeiras e livros.

 

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

 

 

Bibliografia Básica:

 

·        BARUFFI, Helder. Metodologia científica: manual para a elaboração de monografias, dissertações, projetos e relatórios de pesquisa. Dourados: Hbedit, 1998.

·        DEMO, Pedro. Introdução à Metodologia da Ciência. 2.ed. São Paulo, 1991.

·        GRESSLER, Lori Alice. Introdução à Pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: Loyola, 2003.

 

Bibliografia Complementar:

 

·        ANDRADE. Introdução à metodologia do trabalho científico: Elaboração dos Trabalhos na Graduação. São Paulo: Atlas. 1993.

·        FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Atlas

·        GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1987.

·        LAKATOS, Eva Maria & Marconi, Marina de Andrade. Metodologia Científica: Ciência e conhecimento científico. 3.ed. São Paulo: Atlas: 1989.

·        MARCONI, Marina de Andrade & Lakatos, Eva Maria. Técnica de Pesquisa. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1990.

·        MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para Elaboração de Monografias. São Paulo: Atlas, 1992.

·        RUIZ, João Alvaro. Metodologia Científica: Guia para eficiência nos estudos. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1978.

 

GESTÃO DE CUSTOS EMPRESARIAIS

 

 

Bibliografia Básica:

 

·        BEULKE, R.; BERTÓ, D. J. Estrutura e análise de custos. São Paulo: Saraiva, 2001.

·        CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Custos: ferramenta de gestão. São Paulo: Atlas, 2000.

·        CREPALDI, S. A. Curso básico de contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 1999.

 

Bibliografia Complementar:

 

·        DUTRA, R. G. Custos: uma abordagem prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

·        IUDÍCIBUS, S. de; MARTINS, E.; GELBKE, E. R. Manual de contabilidade das sociedades por ações: (aplicáveis às demais sociedades). 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

·        MARION, J. C. Contabilidade empresarial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

·        MARTINS, E. Contabilidade de custos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

·        NEVES, S. VICECONTI, P. E. V. Curso moderno de contabilidade. São Paulo: Lisa, 1995.

·        PEREZ JUNIOR, J. H.; OLIVEIRA, L. M. de; COSTA, R. G. Gestão estratégica de custos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

·        SAKURAI, M. Gerenciamento integrado de custos. São Paulo: Atlas, 1997.

·        SANTOS, J. J. Análise de custos: remodelado com ênfase para sistema de custeio marginal, relatório e estudos de casos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

 

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA PARA EMPRESAS

 

 

Bibliografia Básica:

 

·        ASSEF, R. Guia prático de formação de preços. São Paulo: Campus, 2005.

·        ASSEF, R. Gerência de preços. São Paulo: Campus, 2005.

 

Bibliografia Complementar:

 

·        BRUNI, A. e FAMÁ, R. Gestão de custos e formação de preços. São Paulo: Atlas, 2003.

·        CARNEIRO, L. et al. Formação e administração de preços. São Paulo: FGV, 2004.

·        HORNGREN, C. T. Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 1978.

·        NEPOMUCENO, A. Formação de preço de venda. Ipanema: São Paulo, 1976.

·        SANTOS, E. O. Administração Financeira da pequena e média empresa. São Paulo: Atlas, 2001.

·        VIEIRA, K. Formação de preços para administradores de empresas. São Paulo: Pioneira, 1968.

 

PLANEJAMENTO E CONTROLE DO LUCRO DAS EMPRESAS

 

 

Bibliografia Básica:

 

·        ANTHONY, Robert e GOVINDARAJAN, Vijay. Sistemas de controle gerencial, São Paulo: Atlas, 2002.

·        FREZATTI, Fábio. Orçamento empresarial: planejamento e controle gerencial. São Paulo: Atlas, 1999;

·        ASSAF NETO, A., MARTINS, Eliseu. Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1989.

 

Bibliografia Complementar:

 

·        CERQUEIRA NETO, E. Reengenharia do negócio. 3ª edição. São Paulo: Pioneira, 1994.

·        CHIAVENATO, Idalberto. Administração de empresas: uma abordagem contingencial. 3a. edição. São Paulo: Makron, 1995.

·        GOMES, Josir, e SALAS, Joan. Controle de gestão: uma abordagem contextual e organizacional. São Paulo: Atlas, 1997.

·        LEIRIA, J.S., SOUTO, C.F., SARATT, N.D. Terceirização - uma alternativa de flexibilização empresarial. São Paulo: Gente, 1996.

·        NAKAGAWA, Masayuki. Introdução à controladoria: conceitos, sistemas e implementação. São Paulo: Atlas, 1993.

 

 

ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO

 

 

Bibliografia Básica:

 

·        BRAGA, Roberto. Fundamentos e Técnicas de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1ª ed. 1995.

·        GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Harbra, 7ª ed. 2002.

 

Bibliografia Complementar:

 

·        MARTINS, E., ASSAF NETO, A. Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1996.

·        ROSS, S. A., WESTERFIELD, R. W. & JAFFE, J. F. Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 2ª ed. 2002.

 

 

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO DE SERVIÇOS

 

 

Bibliografia Básica:

 

·        SCHMENNER, Roger W. Administração de operações em serviço. São Paulo: Futura, 1999.

·        FITZSIMMONS, James A. e FITZSIMMONS, Mona J. Administração de Serviços. São Paulo: Bookman, 2004.

·        GIANESI, Irineu G. N. e CORRÊA, Luiz H. Administração estratégica de serviços. São Paulo: Atlas, 1994.

 

Bibliografia Complementar:

 

·        ALBRECHT, Karl e BRADFORD, Lawrence J. Serviços com qualidade: a vantagem competitiva. São Paulo: Makron Books, 1992.

·        BARROS, Claudius D`Artagnan C. Excelência em serviços, questão de sobrevivência no mercado. São Paulo: Qualitymark, 1996.

·        COBRA, Marcos. e RANGEL, Alexandre. Serviços ao cliente: uma estratégia competitiva. São Paulo: Marcos Cobra, 1993.

·        ERDMANN, Rolf H. Organização de sistemas de produção. Florianópolis: Insular, 1998.

·        ________. Administração da produção: planejamento programação e controle. Florianópolis: Papa-livro, 2000.

·        JURAN, Joseph M. A qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Pioneira, 1992.

·        NORMANN, Richard. Administração de serviços. São Paulo: Atlas, 1993.

·        ZACCARELLI, Sérgio B. Administração estratégica da produção. São Paulo: Atlas, 1990.

 

 

LOGÍSTICA APLICADA

 

 

Bibliografia Básica:

 

·        BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. São Paulo: Bookman, 2001.

·        DOZ, Yves L.; HAMEL, Gary. A vantagem das alianças: a arte de criar valor através de parcerias. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

·        POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2004.

 

Bibliografia Complementar:

 

·        BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: Transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993.

·        CHRISTOPHER, Martin. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. São Paulo. Ed Futura. 1997.

·        DORNIER, Philippe-Pierre, ERNST, Ricardo, FENDER, Michel, KOUVELIS, Panos. Logística e Operações Globais: textos e casos. São Paulo. Ed. Atlas. 2000.

·        FLEURY, Paulo F., WANKE, Peter, FIGUEIREDO, Kleber. Logística empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo. Atlas. 2000.

·        MAGEE, John F. Logística Industrial: análise e administração dos sistemas distribuição. São Paulo. Ed. Pioneira. 1977.

·        NOVAES, Antônio G. Sistemas Logísticos: transporte, armazenagem e distribuição física de produtos. São Paulo. Ed. Edgar Blücher Ltda. 1989.

·        PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho Superior. Rio de Janeiro. 7.ª Ed. Ed. Campus. 1992.

 

 

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

 

Bibliografia Básica:

 

·        RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2005.

·        ULRICH, Dave. Recursos humanos estratégicos: novas perspectivas para os profissionais de RH. São Paulo: Futura, 2000.

·        OLIVEIRA, Aristeu de. Gestão de recursos humanos: manual de procedimentos e modelos de documentos. São Paulo: Atlas, 2003.

 

Bibliografia Complementar:

 

·        BERGAMINI, C. W. Desenvolvimento de recursos humanos: uma estratégia de desenvolvimento organizacional. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1990.

·        CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: campus 2005.

·        CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos à empresa. São Paulo: Atlas, 2004.

·        DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas moderna. São Paulo: Atlas, 2004.

·        EQUIPE COOPERS & LYBRAND. Remuneração Estratégica: a nova vantagem competitiva. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

·        GIL, A. C. Administração de recursos humanos: um enfoque profissional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

·        LACOMBRE, F. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo:Saraiva, 2005.

·        LUCENA, M. D. da S. Avaliação de desempenho. São Paulo: Atlas, 1995.

 

 

 

GESTÃO DE MARKETING

 

 

Bibliografia Básica:

 

·        COBRA, Marcos. Administração de marketing. São Paulo: Atlas,1992.

·        KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

·        KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do milênio. São Paulo: Prêntice Hall, 2000.

 

Bibliografia Complementar:

 

·        LAS CASAS, Alexandre L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 1999.

·        CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. 2.ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

·        FABRETTI, Láudio Camargo. Prática tributária da micro, pequena e média empresa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

·        BARBOSA, M. F. N. Introdução ao marketing para empresa de pequeno porte. Edición electrónica. Texto completo en www.eumed.net/libros/2006a/mfnb/, 2006.

·        RIBEIRO, Júlio César. Marketing para micro e pequenas empresas: guia básico de sobrevivência. Porto Alegre: Senac, 1998.

·        ROMERO, R. R. Marketing: para pequenas e médias empresas. São Paulo: Érica, 1998.

 

 

METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS APLICADAS

 

 

Bibliografia Básica:

·        ANDRÉ, Marli E. D. A. de, OLIVEIRA, Maria Rita Neto S. (orgs.) Alternativas do ensino de didática. Campinas: Papirus, 1997.

·        BERBEL, Neuzi Aparecida Navas. Metodologia do Ensino Superior: Realidade e significado. Campinas: Papirus, 1994.

·        MOREIRA, Daneila (org.) Didática do ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997.

 

Bibliografia Complementar:

 

·        DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1997.

·        GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico brasileiro. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1991.

·        LUCKESI, Cipriano Carlos et. al. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 1996.

·        VASCONCELOS, Maria Lúcia Marcondes. A formação do professor de 3º Grau. São Paulo: Pioneira, 1996.

 

 

Ações do documento

UFGD - Unidade 1

Rua João Rosa Góes, 1761 - Vila Progresso. Caixa Postal 322 - CEP: 79.825-070

Telefone: (67) 3410-2002


UFGD - Unidade 2

Rodovia Dourados - Itahum, Km 12 - Cidade Universitária. Caixa Postal 533 - CEP: 79.804-970

Telefone: (67) 3410-2500


Dourados - Mato Grosso do Sul - Brasil


Todos os direitos reservados