Ministério da Educação
Você está aqui: Página Inicial Faculdade de Comunicação, Artes e Letras Mestrado em Letras
 

Faculdade de Comunicação, Artes e Letras

Ir para a página

Mestrado em Letras

O Programa é recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da CAPES com conceito 4 e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da UFGD.

O Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Letras – nas áreas de concentração em  Literatura e Práticas Culturais e em Linguística e Transculturalidade, na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da UFGD, na região da Grande Dourados, vem promover e acompanhar a política de expansão da Universidade para a Pós-Graduação stricto sensu. A opção por essas áreas visa a concretizar o diálogo teórico-metodológico entre Letras, Linguística e Artes, contemplado na grande área. Tal política está fundamentada num maior envolvimento da comunidade universitária com a sociedade em que está inserida, num polo regional estratégico no qual a Universidade recém-criada se insere, investindo na continuidade e na melhoria da qualificação tanto dos egressos do Curso de Letras da própria Universidade quanto de outros Cursos de Letras e de áreas afins de outras IEs.

 A vasta extensão da linha fronteiriça com os vizinhos Paraguai e Bolívia, além da completa imersão numa área de população indígena, pontuada por grupos quilombolas e por comunidades migrantes de outras regiões do país,  faz aflorar uma miríade de relações de transculturalidade sob as mais diversas formas de linguagem, que clamam por estudos e pesquisas, não só motivando um sem-número de pesquisas locais, como também atraindo pesquisadores de várias partes do país e do mundo. Essas condições fazem do Mestrado em Letras da UFGD  um Programa único, na medida que, inserido de modo aprofundado no vasto universo dos Estudos Culturais, singulariza-se por suas potencialidades de produção teórica e por seu acervo natural de temas.

 A proposta deste Programa contempla os estudos de Língua e Literatura e  também as interfaces desses domínios específicos com os outros domínios e linguagens (artes visuais, artes plásticas, música e teatro, propaganda e publicidade, por exemplo) e com os estudos culturais, cuja diversidade de discursos tem possibilitado uma ampliação de leituras do contexto cultural na atualidade, sem perder de vista seu fundamento histórico.

 

Ações do documento

UFGD - Unidade 1

Rua João Rosa Góes, 1761 - Vila Progresso. Caixa Postal 322 - CEP: 79.825-070

Telefone: (67) 3410-2002


UFGD - Unidade 2

Rodovia Dourados - Itahum, Km 12 - Cidade Universitária. Caixa Postal 533 - CEP: 79.804-970

Telefone: (67) 3410-2500


Dourados - Mato Grosso do Sul - Brasil


Todos os direitos reservados